SENNA: MUDEI A ORDEM DOS PILOTOS NO FUNERAL

O quarto e ultimo episódio do excelente documentário do Globo Esporte para comemorar os 20 anos sem Ayrton Senna vai ao ar hoje de manhã.. É centrado no fim de semana de Imola  e nos dias que se seguiram. Eu fui a Imola pela primeira vez em 20 anos para este programa em janeiro. Eu me ofereci para ir e paguei  as minhas passagens. . Eu queria / precisava voltar lá.

Eu quase não dormi na noite anterior. Estava agitada no vôo e fisicamente tremendo quando cheguei lá. Eu sabia que não seria fácil, mas eu sou uma pessoa muito pragmática e pensei que conseguiria me controlar . Afinal, eu não preciso esperar o 1o de maio para  lamentar a morte do Ayrton ou olhar para uma de suas fotos para me lembrar dele .

Mas aquele circuito pregou uma peça em mim. As memórias começaram a aparecer com num slideshow. Os boxes, a torre, a Tamburello. E eu acabei chorando – apesar de ter jurado pra mim mesma que não o faria. O produtor Ernesto Rodrigues e sua equipe já estavam lá , entrevistando um dos medicos que estavam no carro no qual Ayrton tomou uma carona até o local do acidente do Ratzemberger . Eles quiseram que eu guiasse o carro ao redor da pista. Paramos na Tamburello. Eu também ainda não vi o programa e vou ataca-lo aqui mais tarde.

Neste meio tempo, eu gostaria de recordar um episódio que tornei publico pela primeira vez neste programa e que me chocou bastante 20 anos atrás. Aconteceu  durante o enterro.

Emerson Fittipaldi and Gerhard Berger to the front; Prost and Stewart to the back

Lembram desta foto?.A posição dos pilotos era para ser bem diferente

A maioria de nós – amigos , familiares, convidados internacionais – fomos de helicóptero da  Assembleia Legislativa, onde o corpo tinha sido velado, para o cemitério . Eu tinha ajudado a direcionar os ‘convidados’ aos seus voos e tive de  fazer alguns malabarismos para acomodar os mais variados pedidos; inclusive de  pessoas que se recusaram a andar no mesmo helicóptero com  este piloto ou aquele chefe de equipe ! Eu mal podia acreditar no que ouvia- aquilo não era um tour da cidade!!  Mas, claro, acomodei a todos.

Depois de fazer o trajeto, ladeado por centenas de milhares de pessoas, o carro de bombeiros carregando o corpo  do Ayrton chegou ao cemitério. Gerhard Berger, o melhor amigo de Ayrton na F1, veio correndo para mim, indignado. ” Betise , você tem de fazer alguma coisa. Fulano/a (este nome vai permanecer anônimo, mas gostaria de acrescentar que não foi ninguém da família  de Senna ) me disse que Alain (Prost) ) e Jackie ( Stewart) serão os homens de frente carregando o caixão ! Aparentemente, é por ordem de quem ganhou mais títulos Mundiais!! Você tem que mudar isso.  Eles são as duas pessoas que o Ayrton mais odiava ; que mais complicaram a vida dele. ” Ele estava horrorizado e , francamente, eu também. Meu estômago começou a doer.

Eu me virei rapidamente e fui para a porta do cemitério. No caminho, topei com o Geraldo Rodrigues , manager do Rubinho e um amigo querido. Ele perguntou onde eu ia com tanta pressa . ” Gê, você não vai acreditar. Eles querem colocar o Jackie Stewart e o Alain Prost bem na frente carregando o caixão. Ayrton deve estar se revirando no caixão. Preciso mudar isso ” , expliquei e saí correndo.

Depois de falar com o chefe do Corpo de Bombeiros , descobri que ninguém iria  carregar o caixão. ” Como ele foi selado com material extra para a viagem, o caixão é extremamente pesado e, portanto, não é seguro que ele seja  carregado nos ombros ” , me disse . ” ele será colocado em um carrinho e empurrado para o local onde será enterrado.”

Eu ainda tinha o problema da distribuição de posições. Não havia nenhuma dúvida em minha mente que Gerhard tinha de estar bem na frente, pole position absoluta. Ele tinha participado da maioria dos bons momentos do Ayrton dentro e fora das pistas. Se o critério era Campeonato Mundial, então eu colocaria Emerson Fittipaldi , do outro lado . Atrás de Emerson , um piloto estrangeiro; atrás de Gerhard , um brasileiro . Boutsen tinha sido também um bom amigo de Ayrton . Então,  eu o coloquei atrás do Rubinho, que estava atrás de Gerhard . Prost veio depois de Emerson …

Lembro-me de correr para a entrada do cemitério para tirar o Damon Hill  da van que transportava o grupo da Williams . Frank estava branco e surpreendeu-se quando abri a porta e perguntei ao Damon. ” Desculpa ser tão abrupta , mas a família gostaria que você , Damon , carregasse o caixão ” , menti. Não tive tempo de consultar a família. Em minha mente, eu queria fazer o que acreditava deixaria o Ayrton satisfeito . Ele gostava do Damon. Eu gostava Damon. Mas o piloto Inglês estava sem graça, achou que seria  um pouco inconveniente. Ele mal conhecia o Ayrton , tinham se passado apenas três corridas! Eu achei que era importante ter seu companheiro de equipe lá.

Depois disso, eu voltei ate’ onde estavam reunidos os pilotos, fingindo que não sabia de nada sobre os arranjos anteriores e expliquei-lhes que o caixão era muito pesado, não seria carregado mas puxado e sentenciei: ” Gerhard , o melhor amigo de Ayrton no automobilismo, ficará na frente, no lado oposto o nosso piloto brasileiro mais condecorado, Emerson ; atrás deles , vamos alternar um estrangeiro e um brasileiro e assim por diante .. ” Eu acho que o Ayrton ficaria feliz de me ver tomando suas dores, ajudando seus amigos e tomando decisões sem titubear. Ele era assim.

93 responses to “SENNA: MUDEI A ORDEM DOS PILOTOS NO FUNERAL”

  1. Elma Oliveira says :

    Betise, que bom que vc tomou essa atitude. Eu acho que ele ia querer o Berger e o Emerson no lugar que vc os posicionou. E tb vi fotos suas dando apoio a Adriane. Eu imagino que ele gostaria disso tb. Estou sempre acompanhando o seu blog. Obrigada por compartilhar o que aconteceu.

    Like

  2. Betise Assumpcao Head says :

    Verdade. Um pouco mais facil por eu conhece-lo tão bem e por ter a personalidade forte que tenho kkkkkk

    Like

  3. Leonardo Maia says :

    Obrigado Betise! Por favor nos presentei com mais fatos inéditos em torno de Ayrton.

    Like

  4. clara says :

    Achei lindo a sua coragem de falar da Adriane Galisteu na globo, mostrando pela primeira vez na emissora a realidade dos fatos, como fã do Senna, agradeço e admiro sua postura.

    Like

    • Betise Assumpcao Head says :

      Clara. Entendo seu comentario e agradeço. As pessoas não tem coragem pra nada hoje em dia. Era um fato. Ayrton estava muito feliz com ela. E, tenho certeza, teria ficado bem contente por eu ter cuidado dela. E , agora, dito a verdade. A verdade é que eu sou assim mesmo.

      Like

  5. clara says :

    Estou muito feliz por você responder a minha mensagem, as histórias que estão sendo postadas, diminuem a saudade que sentimos do Senna, mas também do Béco. Nos mostra um Senna sem o capacete, como a Galisteu falava, por favor continue nos brindando com as suas lindas passagens, como a do lache no Mcdonald’s. Soam como puras pilulas de saudade.

    Like

  6. Mauricio says :

    Betise, meus parabéns.
    Acompanhei toda a carreira do Ayrton, gravando todas as suas corridas e até acompanhando in loco todos os GP’s do Brasil de 86 a 94 e algumas corridas na Europa em 1991; e pela primeira vez depois de muitos anos leio algumas coisas realmente inéditas sobre ele.
    Só mesmo vc que compartilhou a confiança do nosso grande campeão, para poder nos mostrar o lado humano, e verdadeiro, do inesquecível Ayrton Senna.
    Muito obrigado!

    Like

  7. Rogerio Domingues says :

    Oi Betise!
    Nesses momentos dificieis que todos passamos, os verdadeiros amigos aparecem. E digo mais, conseguir organizar uma situação dessas, e com a personalidade mundial que nosso campeão Ayrton nos transmitia, não deve ter sido fácil. Só o conhecendo em seu intimo foi possivel fazer o que fez.
    Obrgado por partilhar.

    Like

  8. Sidney says :

    Mulher ; foi por isso que – ELE – te escolheu.
    Parabens
    Um baita abracio

    Like

  9. Camila Meyer says :

    Betise querida, só podia ser você, Parabéns! é grande o respeito e admiração que sinto, e sempre tive por você, sua autenticidade, força e coragem… por isto, e muito mais, conquistou o respeito e confiança de Ayrton… grande Betise !

    Like

  10. Paulo says :

    Betise: Muito bom te ver nos ultimos documentarios ,e o mais importante, trazendo a verdade,!Ninguem o conhecia como voçê!!!Te desejo uma continuidade de sucesso e tenha acerteza de que Senna está te ladeando!!!

    Like

  11. Luis Pereira says :

    Betise,
    Tenho 47 anos e assim como para milhões de pessoas, Ayrton fez parte de meus domingos e suas corridas (quando ganhava e mesmo quando as coisas não davam tão certo assim) sempre foram acompanhadas pela minha família. A ponto de eu e meu irmão, nos anos 80, quando ainda não havia o acompanhamento de voltas dos pilotos “in-time” na tela da TV e também não havia internet, ficarmos cronometrando no relógio cada volta dele para saber se estava tudo bem com o carro.
    Ainda tenho as 3 edições da Folha de São Paulo dos dias seguintes aos títulos de Senna, os 3 cadernos especiais.
    Obrigado por partilhar suas passagens com ele, são ótimas histórias e que passam muito também para as novas gerações de quem ele foi, dentro e fora das pistas.
    Seu blog já está nos meus favoritos.

    Like

  12. Marcelo Pacheco #49 says :

    olá Betisse. Muito bom o seu blog, vou recomendar no Face aos amigos. Muito interessantes as histórias contadas sobre nosso grande ídolo. Ano passado estive em Imola para conhecer o local e como piloto, pedir uma benção a mim e meus amigos.. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=450488928380968&set=a.450485901714604.1073741832.100002595933967&type=3&theater

    Like

  13. Gustavo Feijo says :

    Betise! Parabéns pela sua Atitude! Atitude que nunca faltou no nosso eterno Campeão! Muito Obrigado!

    Like

  14. Gabrielle Lima says :

    Betise, não conhecia seu blog… parabéns, adorei as histórias! na época do acidente eu contava com 7 anos, mas me lembro como nunca das corridas e do dia fatídico.. ele é um mito, inesquecível e por isso justíssima essa homenagem. quero parabenizá-la por vir a público falar da relação de Ayrton com Adriane.. por muitos anos não tive essa visão dela, com o passar do tempo fui lendo mais e a sua entrevista nos fez ver outro lado.. ele estava muito feliz com ela, havia encontrado o verdadeiro amor.. que bom!! infelizmente sua família não a acolheu como ele gostaria após sua passagem, mas ela se virou muito bem… qdo eles foram capa das Caras (dias antes do acidente) meus pais eram seus fãs e compraram a revista.. é lindo de ver as fotos, o carinho do casal, a forma como ele se referia a ela.. não era preciso relato, somente a foto já demonstra… na revista vi que seu apelido era Beco e eu havia ganhado um cachorrinho ha poucos dias e estava sem nome… em homenagem a ele meu primeiro cachorro teve o nome de Beco ! hehehe… vc foi uma privilegiada por ter trabalhado com esse campeão, a nós fica a saudade e a garra para que possamos ter fé na vida e driblar as adversidades. abraços.

    Like

  15. Fabio Fontoura says :

    Olá, Betise! Obviamente que, nestes anos todos, tivemos acesso as mais variadas informações sobre aquele fatídico final de semana. Nestes últimos dias, em virtude do aniversário de 20 anos da morte do Ayrton, muitas matérias foram colocadas no ar por algumas emissoras e também na mídia escrita. Lí muita coisa, mas foi na Sportv e também na Globo, que tomei conhecimento, neste final de semana e pela primeira vez, das suas declarações dos fatos. Senti profunda admiração por você, pela sua forma de narrar os acontecimentos, e mais, por você ter sido parte integrante da história. O sentimento de que a verdade estava sendo relatada naquele momento me fez escrever este e-mail, como forma de agradecimento por trazer a nós, fãs do Ayrton, detalhes que tanto nos confortam. Parabéns pelo trabalho e que Deus ilumine seu caminho.

    Like

  16. Fernanda says :

    Betise, você deu apoio a uma pessoa iluminada, trabalhou com ela, pode conhecer o jeito de ser do Ayrton. Esse menino deixou saudades em nossos corações. Obrigada por compartilhar momentos desconhecidos para nós. Que Deus ilumine sua caminhada.

    Like

  17. Laert Sarrumor says :

    Oi Betise!!! Aqui é o Laert Sarrumor, da Cásper!!! Tudo bem, linda? Quanto tempo, heim??? Tenho acompanhado sua vitoriosa trajetória, parabéns!! Desculpe invadir seu blog, mas foi a maneira que achei de me comunicar com você. Olha só, o pessoal da Cásper se comunica através de um grupo criado no facebook, “Cásper, eu?”, tem até posts sobre cê lá!! rsrsrs… Dá uma olhada! Beijão!!!

    Like

  18. Laert Sarrumor says :

    Achei você no face e pedi pra ser seu amigo.

    Assim que você me “aceitar” como amigo, posso adicioná-la ao grupo da Cásper.

    Acho que você vai gostar, é bem divertido!

    Mais uma vez, parabéns pelo blog e por tudo que vc tem feito na vida!!

    Beijão!!

    Like

  19. Renata Aranha says :

    Que coisa hein!! Essa vc nao tinha contado mesmo!!! bjoss e super parabens pelas entrevistas e reportagens!! beijoss

    Like

  20. Antonio Jose says :

    Betise, obrigado por compartilhar esses momentos com a gente ,tinha apenas 10 anos mas lembro muito bem no dia que o Ayrton morreu e acho que vou me lembrar ate o ultimo dia da minha vida, Com certeza você foi uma pessoa muito importante ao Ayrton nos seus últimos anos, acho que você ensinou muita coisa pra ele na questao de se relacionar melhor com a imprensa, principalmente voce soube se impor da maneira certa com um ídolo mundial que ele era , essa sua ultima atitude no ultimo momento com certeza ele deve ter adorado, rs. Virei um fa e vou sempre acompanhar o blog.

    Like

  21. Gerard Michel Langlois says :

    È a atitude mais ridicula que já ouvi em relação ao falecimento Senna. Atitude de uma mesquinhez inominável.

    Like

  22. Marcio says :

    Se os dois tivessem um pouco de hombridade, não se prontificariam a levar o caixão.

    Like

    • Betise Assumpcao Head says :

      Acho que não se prontificaram. Mas foram ao enterro e, assim sendo, não poderia deixa-los de fora. Ayrton tinha deixado pra la’ sua briga com o frances e, claro, o admirava pelas suas conquistas. Quanto ao Jackie Steward…. Talvez tenham ido por um pouco de culpa. Foi uma tragedia

      Like

  23. Simone barbosa says :

    Betise,sempre achei vc uma pessoa integra,sempre acompanhei as histórias e corridas do Ayrton pela tv….
    Achei de uma gentileza fora do serio sua atitude com a Adriane no dia do funeral,que tristeza !
    E ontem vendo a ultima parte do especial do globo sport em homenagem ao Ayrton,Vibrei tanto com as suas palavras em relação ao quanto a Adriane fez bem ao Ayrton,nossa suas palavras lavou a alma de muitas pessoas injustas com a Adriane. Parabéns pela pessoa que vc é.
    Sempre vibrei vendo o Ayrton aos Domingos,como é triste saber que ele partiu tão cedo……mais deus sabe de todas as coisas !

    Bela entrevista a sua , belas palavras !!

    Bjs Querida !

    Like

    • Betise Assumpcao Head says :

      Simone. Fico feliz em saber que ajudei as pessoas a entenderem um pouco melhor o Ayrton. A Adriane e os amigos intimos do Ayrton sabem o quanto ele estava feliz e o quanto nós nos divertimos juntos. Ainda vou contar umas historias engraçadas. beijo.

      Like

  24. Elma Oliveira says :

    Betise, amei a última parte da série que passou no esporte espetacular sobre o Ayrton e amei mais ainda a parte que falam dele e da Adriane, principalmente nessa emissora (Globo) que sempre quiseram dar destaque pra contratada deles e o Galvão, que trabalha lá há séculos, tb devia saber de tudo o que vc falou. Eu já não aguentava mais o mimimi daquela mulher, que a todo custo queria ser a viúva do Senna, sendo que não é e nunca foi mas foi querer posar de viúva no velório dele, andando no helicóptero dele, andando de mãos dadas com a Viviane. Depois daquele depoimento no fantástico qd ela foi novamente com ladainha sobre ele no programa do Pedro Bial, adorei que a Adriane respondeu no twitter sem nem citar o nome dela, mas saiu na mídia mesmo assim. Outra coisa que eu não gostei, que eu li foi o presidente da Tas (Torcida Ayrton Senna) depois da morte do Ayrton ter mandado coisas contra a Adriane para a revista Veja, por exemplo. Enquanto o Ayrton tava vivo, eu duvido ele ter coragem de fazer isso. E a minha opinião depois de ver fotos, imagens dos dois é que ele amou de verdade a Adriane. Amei o espaço no teu blog pq eu sei que vc lê.

    Like

    • Aninha says :

      Amo acima de tudo o Ayrton e me interesso por tudo que diz respeito a ele. Respeito TODOS que fizeram parte da vida dele.
      Me desagrada a mania que alguns fans da Galisteu tem de ofender outras pessoas por causa da Adriane. Não conseguem simplesmente gostar dela e pronto.
      Daqui a pouco aparece uns e outros xingando a Xuxa, a Viviane e sei lá mais quem.
      A história não tem só um lado. A vida é feita o tempo todo de escolhas, momentos decisivos, bons, alegres, tristes. Acredito sim que ele estava feliz com ela mas a vida dele não começou ali. Tudo acrescentou para o crescimento e amadurecimento dele.
      O relacionamento entre Adriane e Ayrton a gente sabe um pouco mais até porque ela publicou um livro mas eu gostaria de saber mais sobre os outros relacionamentos dele. Com certeza tem muitas histórias engraçadas, curiosas, tristes , divertidas.
      No livro “ O Caminho das borboletas” a Adriane diz que o Ayrton fala da Xuxa com carinho e ela reconhece que aquela é uma história de amor que não lhe pertencia. Isso porque tem momentos, lembranças que só pertencem as pessoas envolvidas e isso serve para Xuxa/Ayrton, Galisteu/Ayrton, Cristine/Ayrton… e ninguém consegue interferir ou mudar simplesmente porque não dá. As lembranças em relação ao Ayrton não é propriedade exclusiva da Adriane,da Xuxa ou da Família. Todos podem compartilhar o que sente ou o que viveu. Respeitando o nome, a memória do Ayrton pra mim tá tudo certo.
      Quando julgamos taxamos as pessoas em vilão e mocinho baseados nas nossas afinidades e preferências pessoais que são parciais, incompletas e por isso mesmo injustas. O todo só quem sabe é Deus.
      Pra mim não existe vilão e mocinho. Todos nós erramos, acertamos , aprendemos …
      Betise amei seu blog fico ansiosa esperando qual será a próxima história.
      Parabéns

      Like

      • Elma Oliveira says :

        Aninha,eu não xinguei ninguém aqui. Apenas expus coisas que aconteceram que eu não gostei. Não inventei nada aqui. Eu não sou fã da Adriane mas gosto dela sim. Apenas coloquei os meus pensamentos para a Betise ou isso é proibido? Como eu já disse, não xinguei ninguém e td o que eu coloquei são fatos.

        Like

      • Elma Oliveira says :

        E só pra completar eu sou fã do Senna desde criança. Eu só assistia a corrida pra ver o Senna. Justamente em respeito à memória dele é que eu não gostei das coisas que eu citei. Além disso, se vc for a Aninha que já comentou aqui no blog, a sua introdução pra Betise foi perguntar quem ele mais amou, quem foi a mais importante. Perguntou apenas isso. Bjos pra vc.

        Like

      • Elma Oliveira says :

        E pra finalizar eu sou fã do Ayrton desde criança, assistia as corridas só pra ver o Senna. Justamente em respeito à memória do Ayrton foi que eu não gostei das coisas que citei .Além disso, se vc for a Aninha que já comentou aqui no blog ,a sua introdução pra Betise foi perguntar quem ele mais amou, quem foi a mais importante. Entrou no blog e perguntou só isso.Bjos pra vc.

        Like

  25. Elma Oliveira says :

    Betise, eu estou tentando acompanhar td que estão passando em homenagem ao Senna, assisti os episódios do esporte espetacular ,do sportv e tb o que passou no conexão repórter. Pena que o que está passando nos outros países eu não tive acesso. Agora o pessoal da fórmula 1 estão me irritando reivindicando direitos autorais e retirando episódios do esporte espetacular do youtube. Betise, teu blog pra mim já é parada obrigatória.Bjos

    Like

  26. Aninha says :

    Elma vejo que te ofendi e não tive essa intenção.
    Obvio que você pode expor seus pensamentos. Eu só opinei, discordei, comentei…
    Posso? È proibido?
    Me interesso sim pela vida dele inclusive sua vida particular e isso inclui suas namoradas.
    Como eu disse adoraria conhecer histórias referente ele e todas elas, mas meu interesse é ele, o Ayrton.
    Seus relacionamentos pra mim é só um caminho, uma ponte para eu conhecer um pouquinho mais dele.
    Não coloco nenhuma delas no pedestal, nem como vitima ou vilã. Até por que não tenho capacidade para tal.
    Só acho que “ aquela mulher” e quem mais quiser tem o direito de expor sim o que sente e viveu. Não acho nem mimimi nem ladainha mas também é só minha opinião.
    De verdade respeito as duas.
    Bjos pra vc tb.

    Like

    • Elma Oliveira says :

      Eu não estou interessada em nenhuma discussão com vc, principalmente no blog da Betise. A sua opinião é uma e a minha é outra. Nós vivemos em uma democracia e isso é muito bom. Pelo que eu percebi o que te ofendeu foi pq eu não falei o nome da Xuxa. Apenas gostaria de te falar que ela nunca fala o nome da Adriane qd se refere a ela. Eu já vi vídeos que ela fala do Senna e se refere a Adriane como “a garota”. E eu não vou mais encher o blog da Betise te respondendo.

      Like

  27. Betise Assumpcao Head says :

    Boa ideia. Ppr favor. Aninha e Elma, não exite razão pra ficarem ‘batendo boca’ por aqui ou em qq lugar. Cada um tem direito de gostar de quem quiser e Adriane e Xuxa foram namoradas do Ayrton. beijos nas duas

    Like

  28. Aninha says :

    Concordo Betise e foi o que disse desde o começo.
    Não tem vilão nem mocinho
    bjs

    Like

  29. Bianca Sodi says :

    Não entendi essa da Aninha. Xuxa foi namorada, que segundo me consta em entrevistas de 89 e 90, o próprio Ayrton diz que quase não se viam, se viram 5 vezes em 2 anos de namoro foi muito. Adriane foi mais que namorada, foi mulher dele. Não precisa um papel assinado para ser mulher de alguém, meu pai tem 30 anos de casado com minha mãe e nunca assinaram papel algum. Adriane morava com ele, ele tinha responsabilidades como marido com ela etc… etc… etc… Não cabe comparar as duas e gerar debates e discussões aqui no blog da Betise e em lugar algum, porque simplesmente, as duas são muito diferentes e a história delas com Ayrton são bem distintas. A Xuxa invadiu a história da Adriane, no final, e todo mundo sabe porque… Só nessa parte do velório do Ayrton que a história delas se cruzam. Se quem gosta da Adriane cita Xuxa é devido ao que aconteceu entre elas no passado. Desde os primórdios da humanidade mulher e mulher e namorada é namorada, mas, engraçado que na história do Ayrton é uma querendo ser melhor que a outra, aliás, todas querem ser melhores que a Adriane ou se comparar a ela. É ex namoradas, ex esposa, ex afairs, é um desrespeito com a Adriane que era mulher dele, até irmã se metendo na história e querendo ser mais uma viúva, absurdo. É ex-mulher falando que ama o Senna até hoje, é Xuxa falando que ama o Senna até hoje. Que isso gente? Depois quer ter respeito do público depois de pisar no sentimentos dos outros e na memória do Ayrton. Desde os primórdios da humanidade, mulher é mulher, ex-namorada é ex-namorada e namorada é namorada, mas parece que na história do Ayrton não existe esse limite de respeito, é gente querendo ser mais importante, não sendo… É surreal. Quem não é fã do Ayrton e está de fora,mas acompanhando tudo, acha muito louco tudo isso e apoia a Adriane.

    Like

    • Betise Assumpcao Head says :

      Obrigada pelos elogios. Realmente fico lisonjeada e feliz que voes estejam conhecendo um pouco mas do Ayrton através das minhas histórias. Mas,por favor,eu gostaria que voces parassem de colocar suas opiniões sobre as mulheres do Ayrton. Só ele sabe o quanto gostou de cada uma. E algumas de coces estão começando a ser um pouco grosseiras com as outras. O objetivo não e’ este. Obrigada.

      Like

      • Bianca Sodi says :

        O Betise, bom dia. Eu tenho esse pequeno problema de me estender demais sobre um assunto, acho que fui mal interpretada. Seria imaturidade discutir no seu espaço esse assunto, não foi essa a minha intenção. Até porque pelo menos cinco biógrafos de Ayrton Senna, três deles que foram amigos de Ayrton, já esclareceram essa questão e apontaram Adriane Galisteu como o grande amor dele e a maioria das pessoas, o público, pelo que tenho conhecimento, concordam com eles. Acho até uma questão bem fácil, porque é bem nítido pra todo mundo. Mas eu deixo realmente isso para os biógrafos, que são especialistas, pesquisaram muito, tem conhecimento, os únicos que tem propriedade para isso, eles são os únicos que realmente podem falar quem foi a mulher da vida dele e também outros assuntos sobre ele e tal, já que essa é a especialidade deles. São pessoas imparciais, que pesquisaram muito, e enfim…É o ofício deles. Me desculpe, eu só quis expressar a minha humilde opinião, pois eu acho realmente muito desrespeito com a Adriane. Não que alguém ligue para a opinião de ex-mulheres dele, ou se importe com isso, ex mulher falando de atual é mal visto, como sendo uma inveja, recalque, assim como pessoas que não gostam da pessoa também, não deveriam nem serem consultadas sobre a pessoa em questão para livro algum. mas para todos os efeitos eu considero um desrespeito com a Adriane. Você agiu certo, eu agiria igual a você, e te admiro. Não cabe aqui essas discussões, até porque, pessoas especializadas já esclareceram, e muito bem esclarecido por sinal kkkkkk. Parabéns mais ma vez por seu blog está maravilhoso, tudo muito bem organizado, no lugar, um espaço transparente. Passa transparência e credibilidade. Beijo!

        Like

      • Bianca Sodi says :

        Embora para mim não tenha discussão alguma, dou essa discussão por encerrada. Deixo para quem tem cacife pra isso. kkkkkk Beijo beijo!

        Like

      • Bianca Sodi says :

        Enfim esses biógrafos do Ayrton pesquisaram muito, entrevistaram centenas de pessoas. Quem sou eu para discutir com alguém sobre isso? Deixo para quem realmente sabe. Bom dia 🙂

        Like

    • Aninha says :

      Já que vc não entendeu Bianca sugiro que vc leia, leia, leia direitinho o que eu escrevi e quem sabe na 20º vez vc entenda que eu não ofendi a Galisteu.
      Eu sou fã do AYRTON SENNA e não de suas namoradas. Por isso que pra mim o que é surreal é esse papo seu aí.
      A Adriane não é proprietária da memória do Ayrton e nem dos sentimentos e lembranças que outras pessoas tem dele. Aliás ninguém é. Foi isso que eu disse : Que todos podem compartilhar o que viveu e sente pelo Ayrton. Não comparei as namoradas. Não disse que uma é pior ou melhor…
      Não sei porque se sentem tão ofendidos que outras pessoas que não seja a Galisteu falem dele.
      A história de amor teve começo, meio e fim pra todas elas por motivos diferentes e todas refizeram suas vidas. Brigas depois de 20 anos é muita maluquice.
      Eu disse que tenho respeito por TODOS e pra mim o foco tem que ser o AYRTON.
      Tanto a Xuxa quanto a Galisteu tem paginas oficiais para saciar o amor de seus fãs. Fica a dica.

      Like

      • Bianca Sodi says :

        Obrigada Betise pelas belas memorias sobre o Ayrton e esperamos ansiosamente por mais nesse mês que nos remete a tantas recordações sobre ele. Beijo Beijo!

        Like

  30. Alecsandra says :

    Puxa, como é bom saber um pouquinho mais da vida deste grande ídolo!
    Cada detalhe nos aproxima um pouco mais dele, preenche um pouco o vazio que sua ausência deixou no coração de todos os seus fãs.
    Para quem não convivia com ele, e só o via na tv, nos jornais, nas revistas e nas corridas, somente as lembranças da F1 , não são suficientes para confortar nosso coração.
    Poxa, conta mais, escreve logo um livro, sacia essa vontade que não passa nunca, de nos tornarmos amigos dele!

    Like

    • Betise Assumpcao Head says :

      Ja’ tem livro demais sobre o Ayrton. Quem sabe, um dia, junto todas estas historinhas e publico algo.

      Like

      • Bianca Sodi says :

        Eu também acho Betise você que deveria publicar um livro de memórias, seria muito bom pra nós relembrarmos sempre dele, manter a memoria dele viva e eternizada para sempre. Eu adorei o destaque que deram a você nos documentários, acho que foi a pessoa que mais falou dele e que mais apareceu. Nós amamos!

        Like

      • Bianca Sodi says :

        *Documentários sobre os 20 anos da morte do Ayrton.

        Like

  31. Anthony Toini says :

    Oi Betise! Sou de Florianópolis e acompanhei os quatro capítulos da série sobre o Ayrton Senna. Na época eu tinha 9 anos mas lembro perfeitamente daquele dia.
    Quero te parabenizar pela bonita contribuição dada com a tua entrevista, por ter lembrado de algo que poucos de nós nos damos conta, quando tu diz: “O pior de tudo a perda… da pessoa! Não apenas porque ele era tão amigo meu. Mas por ele! Ele estava vivendo um momento especial, desabrochando, conseguindo colocar a dose de importância certa ao o que tem importância.”
    Que nos sirva de aprendizado!

    Like

    • Betise Assumpcao Head says :

      Anthony, eu acredito mesmo nisto, não foi frase pra aparecer na TV. O Ayrton estava desabrochando. Uma pena.

      Like

      • Bianca Sodi says :

        Foi lindo o que você disse Betise, demostra que realmente conhecia profundamente e gostava muito dele como pessoa, e queria a felicidade dele. Mais uma vez adorei o destaque que te deram nesses 20 anos da morte dele, pena que na TV é tudo muito corrido e uma série de coisas ficou de fora. Todas as suas atitudes até hoje foram dignas, você seguiu sua vida, respeitou a memoria dele e respeita até hoje as decisões que ele teve em vida. E agiu e age como se ele realmente estivesse aqui, observando tudo, achei muito bonito após sua morte você continuar com seu oficio, fazer tudo que ele gostaria, muito lindo e comovente. Se ele viu tudo, pensou: “Nossa, acertei em te-la do meu lado, de confiar meus assuntos profissionais e pessoais a ela.” Você foi fiel e cumpriu suas últimas prestações de serviço a ele e não se vendeu. Me lembrou aquela cena clássica do filme Titanic, que realmente aconteceu, onde a orquestra não parou de tocar até quando pode faze-lo. Isso que é ser fiel a seu patrão e amigo. Parabéns e que você tenha sempre muito sucesso, seja muito feliz, você merece!

        Like

      • Elma Oliveira says :

        Eu amei isso que a Betise falou. Achei lindo e ao mesmo tempo triste. Lindo pq ele estava em um momento especial e triste pq justamente neste momento ele se foi.

        Like

      • Bianca Sodi says :

        Eu também amei Elma. Foi um dos pontos altos do documentário. ♥

        Like

  32. Carolina says :

    Betise,

    Parabéns por este blog.

    Adorei as histórias que você contou do Ayrton Senna, principalmente a anedota do McDonalds.

    Você foi a Ímola, em homenagem aos 20 anos do desaparecimento do nosso querido Ayrton. Essas imagens irão ao ar?

    Bjs

    Like

  33. melilo says :

    O pessoal domina a arte de mudar o foco do tópico. Pra que esses comentários ainda sobre “Xuxa Vs Galisteu”? Que desnecessário!

    Like

    • Bianca Sodi says :

      As pessoas estavam parabenizando a Betise pelo programa Esporte Espetacular e uma pessoa não gostou de um comentário. Foi isso que aconteceu…

      Like

  34. Paula Martins says :

    Acompanho o seu blog, amo as historias que conta, é um presente valioso para os fãs de Ayrton. E também como fã dele que quero agradecer pela coragem e dignidade em seu depoimento ao Esporte Espetacular. A verdadeira lealdade é para poucos!

    Like

  35. Renan Medinna says :

    Adriane e Ayrton viviam juntos e portando ela era esposa dele e merece nosso respeito e de ser sempre lembrada. Os dois estavam a ponto de oficializar a união quando aconteceu o acidente fatal. Parabéns Betise por sua coragem em todo o especial do Esporte Espetacular e por sua lealdade até hoje com seu patrão que virou mito e vive em nossas lembranças e no nosso coração.

    Like

    • Aninha says :

      A Adriane e todos merecem respeito. Ela merece ser lembrada porquê? Me desculpa mas qual foi o grande feito dela? Quem merece SEMPRE ser lembrado é o AYRTON SENNA.

      Like

  36. Prícila Ribeiro says :

    Betise, que presente é este blog, obrigada por compartilhar conosco detalhes e as histórias memoráveis do Senna, sem dúvida ele será o maior ídolo da minha vida e de milhares de pessoas do mundo inteiro. Na época da sua morte eu tinha 10 anos, amava F1 e só por ele assistia tudo! Impressionante nosso envolvimento com uma pessoa que teve uma vida tão linda e exemplar. Aos 20 anos de sua morte, eu fiquei muito mal, lia tudo, documentários, livros, enfim, e encontrei seu blog, ao conhecer vc pelos depoimentos, sou sua fã e seguidora, pois tu és uma parte do nosso Senna. Foram alguns dias pra eu ficar alegre de novo, porque lembrar daquele dia foi uma dor, lágrimas escorriam sem parar. Mas fica seu legado, sua vida, dedicação e tudo de mais honrado que já conheci de um homem no esporte e na vida. Parabéns e continue publicando histórias dessa relação de amizade e profissional que viveu com ele, pois ele vive em cada coração brasileiro, hoje tenho uma filha de 6 anos e ela já conhece o nosso Aryton Senna do Brasil! Abraços querida.

    Like

  37. Adrielly says :

    Engraçado essa sensação de ficar “mal”, era muito pequena quando o Senna morreu, mas com as homenagens de 20 anos por sua morte comecei a ler e assistir coisas relacionadas a sua vida profissional e pessoal. Ainda estou meio mal, a vida é tão efêmera e as vezes injusta.

    Like

  38. Emely says :

    Grada surpresa encontrar seu blog, li o livro de Adriane e passei a admirar o Ayrton.
    Sem dúvida alguma ele aprovou sua iniciativa, não só está, neste doloroso momento.
    Perdi minha avô a poucos meses e toda a família buscou fazer as coisas do jeito dela, todos católicos em um culto evangélico, pois está ia seria a vontade dela que foi evangélica. Isso só quem respeita verdadeiramente alguém pode fazer, como diria meu sogro “Respeito não e o presente,e o ausente”.
    Li uma entrevista de alguém que dizia que o Ayrton era predestinado, é fez muito sentido pra mim.
    Muito sucesso, e o meu respeito, a você.
    Voltarei aqui sempre.

    Like

  39. Leonel Batista Alves. says :

    Boa tarde.
    Fico feliz em ver voce falando do quanto Boutsen também foi amigo de Ayrton Senna embora no livro do Ernesto Rodrigues haver algumas passagens falando do piloto belga fiquei muito triste em não ver o nome de Boutsen quando ele descrevia sobre os pilotos presentes no velório. Voce com certeza de forma até involuntária desfez está injustiça. Parabéns por sua atitude com certeza aprovada por Senna.

    Like

  40. Tatiane Araujo says :

    Que bom que ele tinha pessoas iluminadas e amigas como você ao seu lado! que Deus te abençoe querida! ❤

    Like

  41. wenderson Sartori says :

    Betise, eu ainda sofri muito ao me lembrar daquele fim de semana de Ímola, desde aquele Grande Prêmio e até hoje, não se passou um dia se quer, que não viesse aquelas terríveis imagens do acidente do Rubens, do Roland e do nosso Ayrton. É como se aquele Primeiro de Maio, ainda não tivesse acabado. Imagino pra você, que esteve como testemunha ocular de tudo que aconteceu no decorrer daqueles dias…

    Like

  42. Nazaré Freitas says :

    Betise,
    Obrigada por compartilhar conosco, os fãs de Ayrton, um pouco do que viveu ao lado dele. Costumo ler tudo sobre ele, que chega as minhas mãos e olhos; e a cada leitura sobre os acontecimentos daquela triste semana, tenho certeza que as atitudes e providências que você tomou foram baseadas em sua presença de espírito, equilíbrio e principalmente respeito ao que ele gostaria que tivesse sido feito. Um beijo no seu coração.

    Like

  43. Marco Aurélio Esparza says :

    Parabéns por compartilhar as histórias do nosso Eterno Campeão ! SENNA vive e é Eterno !

    Like

  44. Marcelo says :

    Betise , porque o caixão de Ayrton veio trancado ?
    Foi devido as lesões cerebrais ?
    Voltando no túnel do tempo , durante a transmissão da GLOBO no funeral o caixão permaneceu fechado e lacrado .

    Like

  45. Marcelo says :

    Betise , obrigada por compartilhar um pouco de Ayrton para nós fãs ,

    admiradores do mesmo .

    Betise ! Era a Senhora que estava ao lado do Team Manager Ian Harrisson

    junto com Ayrton rumo a torre de controle depois do treino de Sábado após a

    morte de Ratzenberger ?

    Lembro que Ayrton estava de óculos escuro de cabeça baixa amparado por

    Harisson acompanhado de uma jovem com traços parecidos com o seu .

    Ian Harisson e a Senhora foram os representante da Williams no diálogo

    com o belga Roland Bruynseraede ?

    Abraços .

    Like

  46. Paulo Chaves says :

    Estamos em 2017 e cá estou eu, lendo tudo isso e mais uma vez chorando… Desde minha infância acompanhei a carreira do Ayrton e por também ter nascido num 21 de março, sempre tive um sentimento e uma admiração muito grande não somente pelo piloto, mas pela pessoa que ele sempre foi. Pra mim, ele é e sempre continuará sendo IMORTAL. E amiga Betise: meus parabéns por ter tomado as atitudes que tomou e por ter amparado a namorada dele na época. Ela era a pessoa que ele amava e merecia ser tratada como tal! Que Deus sempre ilumine os teus caminhos e da tua família. Um abraço grande e sincero aqui de Santa Maria, no Rio Grande do Sul!

    Like

    • Betise Assumpcao Head says :

      Muito obrigada, Paulo, pelas generosas palavras. Quando acontece uma tragédia assim perto de voce, precisamos de aconchego e a única saída é ficar perto e cuidar do próximo,principalmente aquele que é realmente próximo a voce.

      Like

  47. Marcelo says :

    Betise , espero não invadir sua privacidade

    com perguntas ultrapassando o senso e equilíbrio .

    Mas a temporada de 1994 trouxe poucas informações ,

    sobre os bastidores daquele início de expectativa sobre Ayrton

    nos 3 GPS disputados .

    Espero não trazer aborrecimento pela minha curiosidade .

    Like

  48. Marcelo says :

    Betise , por onde anda Norio Koike ?

    É verdade que o fotógrafo doou mais de 44 mil fotos a família de Ayrton ?

    É acervo particular onde poucos tiveram acesso ?

    Like

    • Betise Assumpcao Head says :

      Norio mora no Japão. Ele não doou as fotos. O contrato que ele assinou com o escritório do Senna cedia todos os direitos das fotos para eles!! Portanto, nunca foram dele para doar. Aceitou esta situação no início.

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: