SENNA: EE3. AS BRIGAS COM PROST.
Este terceiro episódio do Esporte Espetacular e’ centrado nos primeiros anos do Ayrton na McLaren. Seu excelente relacionamento com os japoneses; seu péssimo relacionamento com o francês Alain Prost. Os dois acidentes no Japão: em 88, batida Prost campeão; em 89, batida Senna campeão. Entrevista com o chefe da Honda que desafiou o comissário de pista e a diretoria da prova e permitiu que Ayrton voltasse a pista depois de trocar o nariz do carro.
“Os japoneses gostam de pessoas normais que fazem coisas excepcionais. Ayrton tinha as qualidades que nós louvamos nos nossos Samurais”
Como de costume, Niki Lauda solta o veredito mais acertado. ” Eram dois egocentricos tentando vencer o campeonato. Senna, com suas atitudes carismáticas , simpaticas e Prost com seu jeito frances…Eles não gostavam um do outro”
Eles mostram Ayrton correndo pra salvar o frances Eric Comas depois de seu acidente no circuito de Spa, na Belgica. E o ingles Martin Brundle, companheiro de Ayrton na F-3, diz que achava estranho ele ser tão competitivo na pista e tambem ser o primeiro a pular do carro pra ajudar os outros .
Discordo. A atitude de sair do carro e querer ajudar outro piloto ou se emocionar com o acidente de um colega de trabalho e’ totalmente condizente com um sujeito cujo lado emocional era forte como o do Ayrton.
Também tem o ingles Derek Warwick falando de como foi bom pra família dele receber a carta do Ayrton depois que seu irmão Paul morreu num acidente na pista de Oulton Park. Lembro bem quando escrevi aquela carta. Eu gostava muito do Derek e também do Paul. Fiquei muito triste com a morte dele e não foi fácil escolher as palavras. Ayrton gostou da minha iniciativa, ficou emocionado lendo, adicionou algumas palavras, conversamos sobre a perda… umm momento forte, pessoal e carinhoso que guardo comigo.
EE termina com a sensacional vitória do Ayrton no GP Brasil de 1991. Vale a pena ver de novo.
Olá. Tenho uma curiosidade
Você que conviveu com ele sabe dizer qual de suas ex namoradas ele mais amou ou foi a mais importante?
bjo
LikeLike
Oi Aninha. Esta reposta só o Ayrton poderia te dar. E mesmo que eu pudesse, não tenho certeza se te daria. Conhecendo o Ayrton, se ele namorou firme com alguém e’ porque estava mesmo apaixonado. eE claro que, pela propria natureza da vida, ele foi amadurecendo e curtindo as namoradas de maneiras diferentes.
LikeLike
Olá Betise. Muito se fala sobre Adriane Galisteu, uns bem outros mal. No meu caso, sou das que acho que ela é uma vencedora e que realmente amou Ayrton Senna. Você que contactou com eles, qual a sua opinião a respeito?
LikeLike
paula, só o que posso te dizer é que o Ayrton estava muito feliz com ela. Comigo, ela sempre foi muito simpática, dávamos boas risadas, passeavamos juntas. Gostava muito dela. E o Ayrton sempre me incluía toda hora que a Dri precisava de ajuda. Então ficamos amigas. Faz muito tempo que não a vejo. Mas nos falamos pelo telefone de vez em quando.
LikeLike
Muito obrigada 🙂
LikeLike
Depois de ler a pergunta da Paula, a minha opinião é que eu gosto dela por ela ter personalidade e me passa autenticidade, além do fato que eu já li várias declarações de pessoas que eram próximas do Senna que falam bem dela, como, Braguinha, Nuno Cobra, Emerson Fittipaldi e agora estou vendo a Betise tb falar. Outro que eu vi falar em uma entrevista no México e em um artigo foi o Jo Ramirez. Ele falou muito bem dela. Disse que era uma mulher excelente.Todos esses falaram o mesmo que a Betise falou, que o Senna estava muito feliz com ela e isso pra mim já basta pra gostar. Estou acompanhando os episódios do esporte espetacular e assisti hj um do sportv e gostando bastante. Betise, obrigada pelas coisas que vc escreve aqui sobre o Senna. É bom ler as histórias de quem conviveu tão próxima dele.
LikeLike
Voce está certissima. Ss pessoas que estavam sempre do lado dele são as melhores testemunhas de como ele gostava dela. E ainda fico feliz de saber que ele foi feliz com ela no seu ultimo ano de vida
LikeLike
Betise tenho medo desse assunto “namoradas” do Senna . Falo isso porque tem muita gente que quer se apropriar de algo que é intimo e como vc bem disse só o Ayrton se ele quisesse poderia nos revelar. Procuro tudo sobre ele na internet e sempre me deparo com mentiras, difamações, uma verdadeira guerra entre fans de suas ex namoradas que usam o nome e a imagem do Senna para promover um lado e desmoralizar o outro. Há pagina que parece ser em homenagem ao Ayrton mas seu maior objetivo é ofender a Galisteu por outro lado há tb uma pag. “dedicada” ao Senna que tem obsessão em desmoralizar a Xuxa, toda a família do Senna e até mesmo o Instituto Ayrton Senna. Quem acompanha a história do Senna pela internet sabe do que estou falando. Desculpa meu desabafo, pois eu sei que nem vc nem sua pagina tem nada a ver com isso e só falei porque vi comentários sobre “namoradas” e eu sei o quanto esse assunto pode gerar desrespeito não só em relação às pessoas que citei, mas tb á memória do Senna. Beijos e muito obrigada por compartilhar histórias e momentos preciosos do nosso amado Ayrton.
LikeLike
Val, como eu disse, o Ayrton foi apaixonado pelas 4 grandes mulheres de sua vida com as quais teve relacionamentos mais longos. Se nós ficamos sabendo é porque ele não conseguia esconder, certo? Era muito importante, caso contrario, ele teria feito tudo para manter sua privacidade. Cada uma foi amada de uma maneira diferente, condizente com o que Ayrton passava no momento, sua idade etc. não da’ para comparar. E não entendo porque as pessoas se acham no direito de ficar julgando uma ou a outra. Se o Ayrton gostou delas, quem somos nós pra ficar especulando??? Se é algum consolo, ele estava bem feliz com a Adriane, apesar da desaprovação de sua familia.
LikeLike
Olá Betise.
Acabei de assistir os quatro capítulos, foram 01h56min , só assisti porque você indicou… não achei que a Globo fosse capaz de fazer algo sem o famoso ufanismo barato, a programação aberta é tão lastimavel que duvidei , mas realmente ficou muito bem feito esse documentário.
Não sei por que mas na corrida de Donington, ou melhor, em toda temporada de 93 eu tenho a impressão que a suspensão ativa combinada com o gerenciamento de motor e cambio automático e aquele “botãozinho” vermelho que o Ayrton apertava a cada tomada de curva , tipo, programando a volta, deixou aquele carro tão fácil de pilotar que ele sobrou… pena que faltou motor, senão ele teria ganhado o campeonato que, diga-se de passagem, foi um ano muito chuvoso , estou errado?
Outra coisa que acho estranho ninguém da mídia nacional falar é da sua pole de 93 na Austrália.
O famoso “The radio button stuck in transmission”, depois de muito procurar consegui uma copia do documentário The Season With McLaren, há muito tempo fiz uma edição e coloquei no you tube a volta da pole, tem tanto acesso que eu não entendo porque ninguém falou desse fato por aqui, enfim, são detalhes!
Abraço Betise, obrigado pela indicação.
LikeLike
OI, Betise vc foi uma excelente assessora para Ayrton e também uma grande amiga prova disso, foi a sua lealdade ao dar apoio à Adriane Galisteu, no seu funeral. Só tenho respeito e admiração pela sua pessoa,torço bastante para seu sucesso… realmente vc merece. Também acho que Adriane Galisteu foi um grande marco para Ayrton, pois ele tinha conseguido tudo vitórias e prestigio, ele estava numa fase emocional voltado para lado de formar sua própria família. Isso não quer dizer que seria com a Adriane, ou sim. Mais ela mostrou a ele a importância de aproveitar à vida relaxar mais… Infelizmente, ele se foi cedo demais. Achei a família dele muito fria, na ocasião, e também acho que eles poderiam ter aproveitado vc, para continuar a gerenciar o seus negócios. Um forte abraço e bjs Tise .
LikeLike
Olá Maria, olha só, eles são reservados, sempre foram, lembro de um documentário que o Sr. Milton não queria ser filmado, imagine mostrar sentimentos em ” praça publica”, essa foi a minha percepção pelo menos! Abraço
LikeLike