Copa do Mundo: Semana de Definições Termina com Declarações Conflitantes

Depois de uma semana de ameaças, aprovações de medidas de emergência, reuniões infindáveis e promessas  de que tudo estaria resolvido ate’ ontem, sexta feira, a delegação da Fifa deixou o Brasil sem qualquer definição. E declarações conflitantes entre o secretario Geral Jerome Valcke e Andres Sanchez, responsável pelas obras no estádio do Itaquerão, onde deverá ser realizada a partida de abertura da Copa do Mundo, ida 12 de junho, entre Brasil x Croacia.

 

Vistoria das obras Valcke e outros

Olhando as obras

Arquibancadas do Itaquerão

Arquibancadas do Itaquerão

 

Num programa de TV na quinta a noite, Sanchez garantiu: “O Corinthians vai pagar. Eu estou definindo. O Valcke sabe disso, eu falei pra ele”. Enquanto isso, no Centro de Treinamento do clube, porém, o presidente Mario Gobbi dava declarações contrarias. “Não é o Corinthians que se beneficiará da benfeitoria. Cada um deve olhar para o seu umbigo e saber os deveres que têm para o país e o compromisso da abertura da Copa do Mundo”. Ambos concordam em um ponto: devem continuar a procurar um parceiro que custeie as obras.

A Ambev, apontada no início como responsável pelas obras temporárias, desapareceu da jogada. A empreiteira Odebrecht, óbvia candidata devido a seu envolvimento na construção dos estádios, declarou ao site da UOL que não só não bancará os R$60 milhões das obras como não se sente responsável por nenhuma obra temporária da Copa. os representantes da FIFA e do COL também não se manifestaram mais.

Nem mesmo o poder público quebrou o silêncio. Durante a semana, as esferas municipal, estadual e federal de governo negaram veementemente que assumiriam os custos das estruturas provisórias. Depois do anúncio de Andrés, a Prefeitura e o Governo de São Paulo mantiveram o discurso. O Governo Federal ainda não se pronunciou.

A única definição foi a data do jogo teste do Itaquerão: 17 de maio na partida entre Corinthinas x Figueirense pela quinta rodada do Campeonato. Ontem, porém, os jornais brasileiros comentavam que nem isto estava resolvido. “O estádio é do Corinthians, não da Fifa. Enquanto a chave for nossa, é problema do Corinthians e ninguém tem nada a ver com isso”, disse Mário Gobbi, presidente do clube, quando questionado sobre o cronograma. Os comentários eram que a partida poderia ser entre ex jogadores do clube: Corinthians x Corinthians.

 

About Betise Assumpcao Head

Communicator, specialized in Media Relations, Reputation, Crisis Management, corporate or individual. I started as a Sports Journalist (7 years, Mains newspapers and magazines in Brazil) turned into World Wide Press Officer (Senna 1990/1994), been to Games in Barcelona Atlanta, London & Rio 2016. Italy, Germany & Brazilian World Cups.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: