Ex Medico da F1 causa polemica enorme sobre caso Schumacher

Dois dias atrás, o ex  medico da Formula 1 (2005/ 12), o norte- americano Gary Hartstein , escreveu em seu blog que os fãs de Michael  Schumacher deveriam usar este longo tempo no hospital para começar a se despedir. Ele acrescentou uma crítica parcial à estratégia de mídia usada pela família , afirmando que os escarsos boletins informativos  fomentam um mundo de fofocas e especulações. O blog é extremamente longo e detalhado.

Desde então, Hartstein foi citado ,  mal citado  e criticado por centenas de pessoas nas redes sociais . Esta tarde, ele adicionou  uma longa  a explicação para o seu blog . Aqui estão alguns de seus esclarecimentos :

a compilation of 3 phoos : Michael, the hospital and the place where he fell

O piloto, local do acidente e hospital

Eu estou criticando de forma muito clara um sistema que permite que os pacientes com traumas cranianos sejam levados para os centros não- neurocirúrgicos, na ausência de outras razões claras para isso.

4) A incapacidade de controlar adequadamente um paciente agitado antes do vôo , bem como os atrasos no controle adequado das vias respiratórias,  indicam provável formação insuficiente ,  protocolos insuficientemente robustos e experiência talvez insuficiente em circunstâncias difíceis (mais uma vez , um paciente mega- estrelas, com uma comitiva difícil, exigente e talvez até mesmo francamente hostil) . Eu estou criticando de forma muito clara um sistema que permite que isso aconteça .

5) É impossível quantificar o impacto das questões anteriores  no caso de Michael . Obviamente. Também é óbvio que alguém cujo neurocirurgião, um dia após o trauma, descreve sua condição de ” hematomas esquerda, direita e centro ” provavelmente não vai recuperar muito bem. Isso deveria ser óbvio , pelo menos para os “jornalistas” que desonestamente ( na melhor das hipóteses !) coloca implicitamente que eu disse que a situação atual de Michael é por causa desses aspectos de seu atendimento inicial . O atraso na admissão  a um neurocirurgião, bem como o adiamento do controle das vias respiratórias, não pode ter sido bom para o cérebro gravemente ferido . Especialmente em uma situação em que a pressão intracraniana subiu tão alto que as partes do cérebro estão literalmente sendo expulsos da calota craniana . Dito isto, em termos de prognóstico , isso provavelmente não é nada em comparação com o significado joules 2000 – e – alguma – ímpares de energia de impacto contra a rocha maldita .

2 responses to “Ex Medico da F1 causa polemica enorme sobre caso Schumacher”

  1. marthasimoes says :

    fiquei um pouco confusa nas explicações mesmo porque não sabia que o médico teria mencionado o atendimento inicial a Schumacher. tb não sei se entendi o joules 2000…

    Like

  2. Betise Assumpcao Head says :

    Foi um vai e volta danado nas redes sociais por aqui. Inacreditavel que um medico qualificado como ele acredite poder escrever algo controverso sobre um dos esportistas mais famosos do mundo e não ter conseqencias. aiaai

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: